LÚCIO
YANEL
LULUCIO
Finesse por todos os lados!!!
Através de arranjos inéditos e refinados, podemos apreciar o tratamento cuidadoso dedicado a cada obra, sem perder a clareza e a simplicidade, caminho seguro para se chegar ao coração do povo latino-americano.
Neste álbum de estreia do Latino-América Duo aparece nitidamente a miscigenação das raças em que estão moldados, reproduzindo várias almas fundidas em um toque singular e belo. Ouvindo a interpretação da Suite Gauchesca, fui remetido a reminiscências da infância, onde violões conversam entre si como amigos, falando, por vezes, com um sotaque barroco de algum ancestral alaúde.
Fui surpreendido, ainda, com um generoso convite para dar umas "bicadas" com meu violão em uma bela e tradicional milonga de meu país, Milongueo del Ayer. Sou grato e me sinto muito honrado por este lindo registro. Ao ouvir as Lágrimas Nordestinas, fechei os olhos e me entreguei ao sentimento que produzem em mim todas as manifestações de amor emergidas do amado e guerreiro povo do nordeste brasileiro. Apropriada e bela homenagem destes dois irmãos artistas a uma região quase sempre sonegada.
Queridos José Daniel e Alexandre, vocês, com certeza, através deste trabalho, estão escrevendo uma página de pureza, versatilidade e fino trato da alma musical dos gaúchos!
Lúcio Yanel, músico argentino radicado no Brasil, Mestre do Violão Pampeano
THIAGO
COLOMBO
Foi no ambiente acadêmico, na relação professor/aluno, que conheci o Alexandre Simon e o José Daniel no Bacharelado em Violão da UFPel.
Em todo caso, e pra quem conhece essa dupla, não preciso dizer que, rapidamente, eles se tornaram o “Zé” e o “Alex”, uma dupla dinâmica e simpática que me conquistou, como conquista todo mundo, pela simpatia e, principalmente, pelo despojamento e bom caráter destes caras.
Sim, eles são um par de conquistadores, basta ler os outros depoimentos deste encarte, e são extremamente dinâmicos pelo tremendo trabalho que realizaram com recursos financeiros mínimos para a concretização deste disco, lançado de maneira independente.
Já os recursos humanos e artísticos não faltaram, e isso todos ouvirão quando derem um play neste belíssimo CD.
“Alex” e “Zé”, provavelmente já disse isso pra vocês na formatura da faculdade, nestas ou em outras palavras, mas repito: sigam em frente e matem a pau!
Thiago Colombo, violonista e professor de Música na Universidade Federal de Pelotas (RS)
MARCELO
FORTUNA
“De nada vale o virtuosismo se a técnica não está submetida à expressão”.
O Latino-América Duo vai muito além disso e nos apresenta um CD em que o virtuosismo se complementa com brilhantes releituras de gêneros e estilos tão diversos, como o tango argentino, a milonga gaúcha, o chôro carioca e temas nordestinos, não faltando referências a Bach.
Dentro de toda esta variedade apresentada, destaco o leque de sonoridades que demonstra não só um grande domínio do instrumento como um raro conhecimento do potencial camerístico de um duo de violões.
São trabalhos como este que nos fazem sentir orgulho não apenas de tocar violão, mas muito orgulho de ser Brasileiro.
Marcelo Fortuna, violonista e professor de Música em Portugal
DUO
SIQUEIRA LIMA
O que mais nos alegra ao ouvir o trabalho do Latino-América Duo é que eles já lançam seu primeiro CD tendo uma personalidade musical e artística muito bem definida. Embora estejam claras suas influências da música "gaúcha", do "violão brasileiro" e da “música clássica”, eles trazem algo novo em cada interpretação.
Utilizando-se de fusões inusitadas, através de todas estas vertentes musicais, com a coragem necessária para inovar e criar seu próprio estilo, eles produziram ousados arranjos e parcerias muito bem sucedidas, além de estrearem novas peças escritas especialmente para eles, como é o caso da Suíte Gauchesca, composta pelo grande violonista brasileiro Thiago Colombo.
Por isso, queremos com toda sinceridade parabenizar o Latino-América Duo por seu belo trabalho registrado neste disco de estreia que, com muito talento e dedicação, vem contribuindo para a divulgação da nossa maravilhosa música latino-americana.
Fernando e Cecilia, violonistas do inspirador Duo Siqueira Lima
GILSON
ANTUNES
O Brasil já possui uma forte tradição entre os duos de violão, colocando-se na vanguarda desse gênero há várias décadas. Desde os primeiros recitais internacionais de Gil Orozco e Martines Tobosco, na virada do século XIX para o século XX, nosso país vem recebendo grandes nomes dessa formação, de Sávio-Rebello ao Duo Siqueira-Lima, passando pelos célebres Duo Assad e Duo Abreu, além de inúmeros duos formados pelos mais diversos violonistas brasileiros, de estudantes a profissionais.
O Latino-América Duo, formado por José Daniel e Alexandre Simon, aparece com destaque nessa formação.
Eu acompanhei de perto o cuidadoso e meticuloso período de gestação e gravação do CD desses dois excelentes violonistas, que se destacam também por uma seriedade incomensurável em seu trabalho.
O resultado é esse belo CD com repertório que vai do popular brasileiro à música do sul do país e do continente latino-americano, tocado de forma impecável e com uma excelente qualidade de gravação.
Que seja esta, apenas a primeira de uma série de gravações que o Latino-América Duo possa nos presentear para deleite da classe violonística e musical de todo o mundo.
Gilson Antunes, violonista e professor de Música na Unicamp